terça-feira, 14 de agosto de 2012

A festa no Olimpo



vase20a

As Olimpíadas existem há muito tempo. Foram os antigos gregos que tiveram a ideia de criá-las.
Há registros de que no ano de 776a.C. (ou seja, 776 anos antes de Cristo nascer) eles já realizavam os jogos. Era um momento especial e de grande festa. Três meses antes de seu início, todas as guerras eram suspensas. Afinal, era preciso organizar os Jogos e dar tempo para que atletas e torcedores fossem à cidade de Olímpia, a sede do governo.

Ruínas na cidade grega de Olímpia


Jogos-olímpicos-50

UM DIA SÓ

Já na antiguidade, os jogos aconteciam a cada quatro anos,. Naquela época eles eram tão importantes que os gregos os usavam para marcar a passagem do tempo. Mas os primeiros jogos só duravam um dia e havia apenas uma prova: A corrida pela pista do estádio de Olímpia. O vencedor recebia um ramo de oliveira. Depois os gregos aumentaram a duração para quatro dias e criaram mais modalidades, como a corrida de bigas, luta e lançamento de disco e de dardo.

PARA OS DEUSES

250px-Mount-Olimous

O monte Olimpo é o lugar mais alto da Grécia. Tem quase três mil metros de altura e seu topo é coberto de neve. Os antigos gregos acreditavam que em cima desse monte ficava o palácio de Olimpo, onde moravam deuses como Zeus, senhor do céu, do trovão e do relâmpago; Afrodite, deusa do amor; Apolo, deus da luz e das artes; e Atena, deusa da sabedoria. Os jogos eram realizados em homenagem a todos esses deuses.

As esculturas antigas retratavam atletas
em competições de luta

imagesCAWG7990

images60mh95


images ca60MH95

Premiação ao vencedor

imagesCAOBQOBU

JOGOS, PARA QUÊ?

Enquanto os jogos eram muito valorizados pelos gregos, outros povos não lhes davam a mesma atenção. Quando os romanos invadiram a região, no século II, a tradição grega caiu no esquecimento e, no ano de 393, o imperador romano TeodósioI decretou a extinção das Olimpíadas. O evento só foi realizado novamente mais de 1500 anos depois, na mesma Grécia, em 1896.

ESSE FOI O PRINCÍPIO DOS JOGOS OLÍMPICOS

(Olimpíadas- Recreio)

3 comentários:

  1. Gostei do seu post. Admiro blogueiros que se dispõem a pesquisar e postar posts informativos. Meus parabéns!
    Vou continuar por aqui lhe acompanhando.

    http://escritoslisergicos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiiii... passei pra te avisar que terá sorteio em meu blog, particpe!!!
    Blog Pensando e Aprendendo
    http://sandraduarteborges.blogspot.com.br

    Se quiser participar apenas uma vez é só participar do Blog e me deixar um comentário, se quiser participar duas vezes coloque o meu selinho na lateral do seu blog de forma bastante visível e me deixe o seu link, no comentário que fará pra mim...

    Boa Sorte!!!!
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. Um tema actual que te mereceu algum trabalho de investigação. Mas vale bem o esforço para estes próximos quatro anos, até ao culminar das Olimpíadas aí no Brasil.

    Beijos


    SOL


    ResponderExcluir