sábado, 4 de agosto de 2012

Folclore -Lenda da Gralha Azul


gralha-azul- jpg

Certa vez, há muitos anos, houve uma terrível seca. As lagoas e rios não tinham mais água e, por isso, o gado cada dia ficava mais magro.
Então, um fazendeiro que se preocupava com a sua criação, saiu a percorrer os riachos em busca de água para matar a sede dos animais.
Como era um homem prevenido, levou consigo uma espingarda para defender os bezerrinhos do perigoso graxaim.( cachorro do mato)
Muito entristecido com com os prejuízos causados pela estiagem, o dono das terras retornava para casa quando avistou um bando de aves que pousaram perto da mata.
Aproximou-se cautelosamente e desceu do cavalo, deixando-o um pouco distante da mata.
Não resistindo a curiosidade e a fim de afugentar a tristeza que dele tomava conta, dirigiu-se apressadamente ao local onde haviam passado os pássaros.
Logo adiante, o homem deteve-se à sombra de um pinheiro e, assim, pode contemplar as pequenas aves que ali estavam.
Percebeu logo que se tratava de gralhas azuis, aves aliás nativas daquela região. Notou também que elas revolviam o solo com o bico.
Num ato impensado, ele fez pontaria e puxou o gatilho da espingarda. No entanto a arma explodiu e sobre ele caíram resíduos de pólvora e chumbo. Tentou caminhar, mas uma forte tontura o fez cair.
O desastrado caçador ali ficou, desacordado por algumas horas. Só despertou quando o sol se escondia atrás da mata.
Ao acordar, como de um pesadelo, ainda pensou atirar; porém. um alvo luminoso veio até ele na forma de duas asas brilhantes e um peito sangrando.
Ao ver diante de si uma gralha azul, ele deixou cair a arma, enquanto a ave dizia:
- Assassino!
Ele permaneceu mudo, e a ave prosseguiu:
- Eu, humilde avezinha, faço elevar-se toda esta floresta. - Com meu trabalho, multiplico as árvores que um dia vão te servir. - Agora, venha comigo.
Alguns metros dali, a gralha mostro-lhe uma pequena cova com um pinhão dentro, a ponta mais fina para cima.
- Este é meu mister - disse ela.
E desapareceu ante o surpreso caçador.
Daquele dia em diante, o fazendeiro passou a plantar pinheiros em toda a extensão de suas terras. E repetia para si mesmo:
- Quero valer mais mais do que um homem. - Quero valer uma gralha azul.
Lendas e Folclore - EDELBRA

6 comentários:

  1. Que lindo eu amo pássaro imagina que ver uma gralha azul pensou? Somente quando o homem respeitar a natureza é que vai entender o sentido do amor.

    ps: O blogueiros que pensam eu exclui minha querida esta semana expliquei no Cafe entre amigos, comecei a receber e-mail de pessoas mal educadas e isso me magoou muito era uma divulgação que fazia para todos com carinho, mas muitos esquecem que temos uma vida aqui fora e as vezes o tempo é curto, mas tudo bem no final vai ser melhor concentrarei todos meus posts no Café é bem melhor. Alias todo sábado vai ter historias da vida real para que os amigos possam se ajudar se quiser passar lá já divulguei, meu blog não atualizava por problemas no feed banner mas ja foi resolvido graças a Deus.

    ResponderExcluir
  2. Ah que todo homem nascido ou ainda por nascer possa seguir o exemplo da gralha azul quem sabe assim eu deixarei de ser um sonhador e passarei a ser um apreciador da raça humana.

    Linda lenda, parabéns pelo bom gosto de sempre minha flor de amiga, você sabe que mora no meu coração Dorli.

    Abraços
    RioSul

    ResponderExcluir
  3. Aff esqueci rsrs
    Passei também pra te desejar um final de semana de muita paz e amor.

    Abração
    RioSul

    ResponderExcluir
  4. comovente mas não é oque procuro

    ResponderExcluir
  5. Olá anônimo:
    Se você procura lenda melhor, acho que vai gostar da Lenda das Amazonas, procure por aí( no meu blog)
    Eu já sei quem é você, não precisa ficar anônimo
    Obrigada pelo comentário
    Dorli

    ResponderExcluir
  6. Amei a lenda amiga.
    Já conhecia mas vê-la aqui foi emocionante. Já fiz um vídeo desta lenda. Algum tempo atrás Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir