terça-feira, 7 de agosto de 2012

A lenda do Uirapuru


uirapuru

O uirapuru, que significa pássaro ornado, é também chamado de maravilha das matas.Quando ele canta, todos os pássaros da mata acodem para ouvir.
É um pássaro de cor escura, com uma mancha em forma de estrela nas costas. Ele tem o tamanho de um pardal e, quando fecha as asas, fica de uma cor cinza.
Quando ele voa, o bando acompanha, atraído pelo trinado alegre, então pousam nas árvores próximas onde está o uirapuru, a fim de ouvirem o canto melodioso dele, todos os demais passarinhos.
O uirapuru leva sorte e felicidade a quem o protege e ouve sua voz maviosa, por isso, os homens procuram saber onde ele vai cantar e ali esperam.
Certas famílias procuram atrair o uirapuru para perto de suas casas, a fim de ter a felicidade consigo.
Ele procura cantar na floresta, como se fosse uma caixa de música., são sons claros como de um instrumento musical. Ele faz intervalos de total silêncio..
Logo a seguir, recomeça com um trinado diferente, que volta a repetir por mais de vinte vezes, a música é simples, mas tem um encanto mágico quando ouvida no silêncio da mata.
É crença de que o canto do uirapuru traz felicidade além de, por si só, alegrar a quem o escuta na mata.
A beleza dessa melodia que a mata nós da através de um passarinho, leva os homens a amarem a natureza.

-->

2 comentários:

  1. Olá Dorli!
    Tudo bem?
    Linda postagem já vimos e ouvimos o lindo Uirapuru cantar.
    Adoraria que ele viesse cantar em nosso quintal no meio de nossas flores, mas temos um Bosque aqui o Bosque da Princesa, que tem muitos pássaros e vamos sempre lá para ouvirmos a sinfonia mais linda que é dos pássaros.
    Amei ter vindo aqui e voltarei, um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  2. É verdade amiga, tudo silencia quando ele canta já estive na mata e ouvir ele cantar, arrepiei-me toda de alegria, e vi que era verdade os outros pássaros ficaram silenciosos mesmo.

    Um abraço.

    Maria Machado

    ResponderExcluir