terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Um sopro de morte (reedição)



 Ninguém deve ter medo de morrer. É apenas uma passagem a que todos nós vai acontecer. É a única justiça, absolutamente perfeita, pois irão passar por esse túnel: ricos, pobres, brancos, negros e toda a massa humana e os seres vivos.
 Fica a indagação sobre a morte, quando não é abrupta e sim pacientes hospitalares, em caráter irreversível. O que passa na consciência dessas pessoas que mesmo em estado de coma, ainda que pouco, possa discernir o que está acontecendo? Pensa? Talvez.  Lembram-se do que fizeram no decorrer de suas existências? Feriram alguém com perversidade? Traíram a confiança de outrem? Ocultaram maldades e querem se redimir?  Mas como? Elas não conseguem se comunicar com ninguém. Pode ser que quisessem pedir perdão, beijarem seus filhos, seus pais e dizerem até breve.
 Portanto, façamos o melhor de nossas vidas, sem humilhar os mais fracos, ajudando sempre que possível os mais necessitados, tanto no campo material como espiritual, para que na hora da nossa morte, não fiquemos aflitos e tenhamos uma boa serenidade para chegarmos ao nosso fim.



28 comentários:

  1. Vixe Dorli querida
    Eu ainda não consigo imaginar a morte em meu mundo. Um medo me assola, uma incerteza gigantesca de que é ruim. Sei que ngm escapa, mas esse medo existe e não sei se irei superar.
    Toda vez que me deparo com uma situação em que a morte está no assunto, o medo aumenta.
    Mas, é assim mesmo... etapas de todos nós.
    beijos
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Dorli: A vida não é mais que a sala de espera para a morte.
    Daí, a maior conquista que temos, é dizer BOM DIA!

    JINHO

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de partilhar contigo a minha postagem de hoje, dia 14/01/14, no meu blog http://acasadamariazita.blogspot.pt/
    Desde já o meu “Bem hajas”!
    Beijinhos
    Mariazita
    (Link para o meu blog principal)

    PS – Desculpa o “copy & paste”

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amada Dorlizitah !

    Que bom iniciar o dia com seus contos reflexivos diante dessa viagem fantástica que é a vida. Não tenho medo da morte, tenho medo de como virá. Viver é um jogo, a vida é um jogo, portanto se estamos nesse plano, é para fazermos o melhor, mesmo que não estejamos em primeiro lugar. Certa vez, eu vi uma frase do Dante Alighieri, que dizia: "uma vez terminado o jogo, o rei e o peão voltam para a mesma caixa.”Ricos, pobres, brancos, negros, gays e toda a massa humana,se encontram em algum lugar onde as diferenças e sentimentos ruins não exista.

    Dorlizitah, receba meu abraço bem forte!
    Te adoro muito,
    Dan.
    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindo e inteligente o texto...adorei! Realmente a morte é a única justiça perfeita...Beijos!

    ResponderExcluir
  6. "Faz o bem e não olhes a quem..."

    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Uma bela reflexão sobre a morte! Acredito que mesmo os justos e bons decoração devem balançar frente ao inevitável!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  8. bom diaaaa Dorli,

    Tudo que a gente planta a gente colhe, é a lei do retorno.
    Então vamos plantar mais amor.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Dorli querida!

    Nossa, seu texto é muito forte. falar da morte é necessário, eu sempre falo da morte pro meus filhos, e sei que o destino é a morte mesmo para todos. Parabéns você abordou um tema verdade onde todos os seres iram passar por ela, acho que existem vidas após a morte com certeza.

    Bjs!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Dorli.. plantar é fácil basta jogarmos sementes.. e o que for criado ali só pode ser colhido por nós.. então não temos que ser tão duros com nós mesmos e muito menos com o próximo que tem as coisas dele para resolver não é.. bjs e um lindo dia

    ResponderExcluir
  11. Plantar o bem só pode vir o bem

    gostei do texto forte, já tive medo da morte
    mas hj estou preparada, tenho mais sabedoria
    e vejo como um caminho que Deus nos reserva
    mas com fé.
    Abraços amiga e tenha uma terça cheia de sol

    Bjussss

    _______________Rita!!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo texto, vale pensar na morte que é inevitável!bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Dorli

    Belo texto!
    Confesso que entes do meu acidente tinha mais medo.... depois disso tive uma fase que parecia imortal... mas Claro tenho respeito à morte, depende da forma como se morre!!
    Adorei.

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Olá, Dorli!
    Amo a vida, confesso que tenho medo da morte, só de pensar fico arrepiado.
    Abraço
    ag

    ResponderExcluir
  15. Um tema nem sempre linear.

    Oxalá seja apenas uma transição, mesmo.

    Beijinhos Lua!

    ResponderExcluir
  16. Dorli, está aqui quem sabe, o estado comatoso é o zero absoluto. Em cerca de 35 dias a mente estagnou. Por último entregaram-me à família, com um lista de lares de acamados, onde passaria os meus últimos dias.
    Passados seis anos virei DANIEL MILAGRE, só depois recuperei o meu bonito sorriso.

    Beijos

    ResponderExcluir

  17. A morte faz parte mesmo da nossa vida... Vivamos então de maneira que quando ela chegue seja um evento de boa reflexão!
    Texto vivo e despertante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá, querida Dorli
    Já fui muito humilhada, amiga... mas a cada dor, uma bênção...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  19. Dorli, em dias de coma nada senti, nem recebia visitas. Saí do coma, passei para cuidados intensivos, em semi - coma, já receber visitas, sei que falei com todas porque me disseram, depois ainda vim para casa em semi-coma. De bastantes visitas, não recordo. Só sei porque indaguei. Aqui já ia tendo momentos de lucidez, nesses sempre reparei que os amigos me olhavam como quem estivesse a cumprir a obrigação de me ver a última vez com vida. Ao contrário, nunca estive triste. Seis anos dormi dezoito horas / dia, o contrário de agora, Sobre isto podes o vídeo de uma partição que tive na televisão. O vídeo está no fundo no fundo do último post do meu blog ESCRITOR E POETA.
    Sobre teres dificuldade em entender os meus poemas acho, de certa maneira estranho, porque acho que escreves bem. Podes é ter dificuldade por eu estar a usar um vocabulário rico e alargado e estar a poetizar fatos para ti desconhecidos.
    Fica ciente que sou muito apreciador das tuas crónicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. A morte é a única certeza que temos. Bjus querida adorei a postagem.

    ResponderExcluir
  21. Um interessante texto, como já perdi familiares bem chegados e nunca me recompus dessa perda, ainda tenho muito medo da morte, confesso que me assusta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Vendo vídeo fica-se com uma pequena ideia, porque há muitos contornos mais. Na guerra colonial, em Angola, por duas vezes fui chamado a comandante,. Com um sorriso, disse assim: pá estás a comportar-te como um herói, mas tem cuidado, os heróis fazem falta mas cá em cima, debaixo do chão perdem validade. Mas a verdadeira heroicidade foi a ultrapassagem do AVC. Há dias fui apresentado a um neurologista, com a invulgaridade de ter ultrapassado tamanha enfermidade. Conversámos, ele interessou-se por saber pormenores. No fim ele disse: para morrer, bastava ter esmorecido!

    ResponderExcluir
  23. Olá Dorli!
    Vim retribuir seu carinho lá no TP e encontro a LUA, minha grande cúmplice de sentimentos e divagações. Lindo blog e linda a mensagem que passa. Por você ser espiritualizada assim, o blog transmite paz e coisas boas. Voltarei, é claro!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Olá Dorli, muito bom o texto, sabe meu marido repete sempre uma frase quando conhece alguém: " Só gostamos da Vida porque existe a Morte"- Durante anos fiquei sem entender ...Hoje aprendi com ele o verdadeiro sentido da vida . Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Querida Dorli
    Grandes e bons conselhos!
    O tempo e inexoravel! Devemos estar sempre preparados/as.
    Obrigada,Dorli.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  26. O corpo físico é perecível e morremos porque somos pecadores

    ResponderExcluir