segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Não deixe a depressão matá-los (reedição)



 As pessoas maduras e jovens da década de sessenta eram muito mais felizes do que as de hoje. Na metade dos anos sessenta eu era uma jovem até um pouco atrevida para a minha época. Namorava muitos rapazes, às vezes três de uma única vez, gostava de brincar de esconde- esconde com eles, nada era sério, mas sentia-me feliz das audaciosas brincadeiras com os namoricos. Tinha uma amiga que ficava de olho quando por acaso aparecesse dois de uma só vez. Tirava os saltos altos e corria pelas ruas da minha pequena cidade para esconder-me em minha casa. Não falava nada e, ia dormir. Que dormir! Achava graça do vaivém dos namoricos.
 Era muito feliz, meu compromisso era só estudar e paquerar os jovens mais bonitos da cidade e das cidades circunvizinhas. Os bailes então... já tinha meus parceiros para dançar que vinham de outras cidades e lá ia eu rodopiando, aliás com minha mãe por perto, até quase ao amanhecer. Enquanto dançava jogava olhares maliciosos para os lindos jovens da orquestra e assim fui vivendo até encontrar meu verdadeiro amor.
 Andava de lambreta, de Gordine e almoçava com ele nos restaurantes da cidade vizinha o dia que tinha estágio na escola.
 Na escola era muito feliz, os rapazes traziam da cantina da escola delícias para eu comer e a cada um colocava um apelido: porquinho, risadinha e muitos outros. Até os professores eu conseguia, naquele tempo, driblar e matar algumas aulas para namorar.
 O uniforme era saia plissada, dois dedos abaixo do joelho, camiseta branca, um sapato que achava horrível (preto) e meias brancas soquetes. Ninguém falava em drogas e muito menos em depressão. A vida era calma e saudável e eu soube aproveitar bem esse tempo.
 Não perdia nenhum baile, gostava de dançar de tudo e sorria, sorria muito para a vida...Não tinha tudo que queria, pois meus pais estavam fazendo os seus pezinhos de meia, mas eu me virava com alguns trabalhos manuais que os vendia à vista.
 Hoje, a ambição tomou conta de quase toda a humanidade, dinheiro, status e muitas dívidas para comprarem carros do ano, roupas de grife, muitos cartões de créditos estourados. É lógico, com toda essa ambição é um convite para a depressão.
 O namoro virou ficar, não se faz mais a diferença. Tudo é normal, crianças nascendo fora de hora, mães desesperadas à cuidar desses filhos que não foram feitos com amor e sim de uma simples transa inconsequente. Aí, a vida ficou banal e os jovens dizem que não têm sorte.
 Meus leitores, a vida somos nós quem a traçamos. Vivamos com dignidade e amemos as pessoas, as crianças e o mais importante vamos sorrir muito e procurar amizades alegres, pois hoje a população mundial aumentou assustadoramente e, está ficando um pouco difícil viver. Mas temos que lutar e vencer e não deixarmos essa maldita depressão impregnar nossa vida. 
Tem cura a depressão? Sim e muito fácil, não precisa nem de remédios: Ser o que somos e vir a ser um dia o que formos capazes de ser, essa é minha receita. Ela não me pega.
Não tenhamos pressa de morrer, a vida ainda é bela para quem tem a cabeça no lugar e um sentimento gostoso de poder conversar com as flores, com os animais, acordar com a brisa no alvorecer e dormir com a beleza do pôr do sol.



Quem planta amor e dignidade colhe felicidade
Quem planta ódio e ambição colhe solidão e depressão



30 comentários:

  1. Bom dia linda Dorli.
    Que delicia de conto, e que viagem ao tempo, não é mesmo?
    Bom perceber que há lembranças boas, que há um sentimento nobre na vida vivida e que hoje são boas e doces recordações.
    Bom demais de ler, sentir, pensar e refletir.
    Obrigada pelo carinho de sempre
    bjs e excelente semana
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Falaste tudo e muito bem. Insatisfação gera depressão. O muito querer TER também! beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, bela mensagem! que sua semana seja repleta de benção!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dorli.. tenho minha mãe com esta dita cuja.. e por mais que a gente tente fazer ela ver coisas mais alegres parece que sente prazer de chamar ela de problema e se ver assim.a tomar remédios e mais remédios. as pessoas não são doentes elas se deixam ficar doentes
    bjs de bom dia

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga Dorli, devemos plantar coisas boas para recebê-las!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia amiga Dorli, não sei o que causa a depressão, mas há muitas pessoas sofrendo desse mal, infelizmente!
    Gostei da sua narrativa, amar e viver, seria bom se todos pudessem viver sem sofrer as terríveis depressões, eu jamais senti depressão, nem sei o que é isso, mas posso fazer uma ideia!
    Abraços amiga, tenhas um lindo dia!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Dorli
    (pausa para almoço)

    Adorei e concordo com o seu texto...
    Nunca fui de depressões, mesmo depois do acidente, mas o ano de 2013, estive mais mal, psicologicamente, daí recorrer ao médico..... mas acho que foi uma cumular de muita coisa.

    Sim antigamente esta tudo mais bonito, mais simples, mais saudável....Fui sempre uma pessoa calma na maneira de ser com a sociedade... mas no fundo sou reguila e ansisosa

    Estou como alguém diz,semear, para colher! É verdade.

    beijinhos e uma optima semana


    ResponderExcluir
  8. Olá Dorli,

    Seu texto me fez viajar no tempo. Eu me divertia demais nos bailes e com as paqueras-rs. É verdade, a depressão é uma doença da atualidade, resultante do estresse, da insatisfação interior e das angústias buscadas pelo próprio ser humano. Viver dentro dos nossos padrões, sem ambições desmedidas, e procurar sempre um momento de lazer e elevação espiritual nos ajudarão a manter o equilíbrio e levar uma vida sem esta malfadada depressão.

    Ótimo dia.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dorli!
    Que dera estarmos na praia, moramos tão pertinho, mas não dá, minha sogra não fica com ninguém, então vamos ficando por aqui, esta foto é antiga.
    Beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  10. Bons tempos hein Dorli?

    Antigamente a gente podia fazer tanta coisa que hj, nem dá mais.
    Importante é viver cada momento e saber aprecia-lo. A depressão é a doença da atualidade atinge qualquer idade.
    Se a gente focar nas coisas boas da vida, nas pessoas que amamos, em Deus não terá como depressão alguma bater. Importante lembrar que a vida de ninguém é perfeita.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dorli,fizeste-me pensar no que disseste em relação à chuva e eu fiz uma postagem no meu blogue hoje graças a ti. Passa por lá. Como disseste no dito comentario que hoje falarias de depressão,cá venho eu visitar-te porque adoro ouvir conversas sobre esse tema,eu já sofri muito em pequena e não gosto de recordar a minha infância porque sofri de uma enorme depressão aos 16anos. Hoje tenho 27anos e sou feliz,mas aquela altura foi péssima para mim. Adorei a maneira como abordaste o tema aqui no teu blogue e acredito que as pessoas tenham sido mais felizes,pois não havia tantos problemas como há hoje em dia e não estou falando só da saúde. Muitos beijinhos para ti e não te esqueças de passar no meu blogue hoje ou amanhã. http://musiquinhasdajoaninha.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Dorli: belas dicas...viver a vida em sua essência.é Divino!!
    beijos bem carinhosos de boa semana pra ti...florzinha perfumada!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dorli

    Muito bom conhecer um pouco de sua bela historia! Tudo tao simples e tao tranquilo, não? Até me lembrou a minha mae quando conta historias de uma época tão bonita. Viver é isso. Aproveitar cada momento com intensidade pq depois que passar o tempo nao volta.

    Quanto a depressao, pelo que dizem, imagino que seja terrivel mas graças a Deus, nunca soube como é! Quem sorri frequentemente pra vida e da menos valor aos aborrecimentos, fica livre disso. Essa é a minha receita!rs

    Obrigada pelo convite a este post e pelo carinho em meu blog, viu?

    Beijo no coraçao, amiga!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dorli

    Muito bom conhecer um pouco de sua bela historia! Tudo tao simples e tao tranquilo, não? Até me lembrou a minha mae quando conta historias de uma época tão bonita. Viver é isso. Aproveitar cada momento com intensidade pq depois que passar o tempo nao volta.

    Quanto a depressao, pelo que dizem, imagino que seja terrivel mas graças a Deus, nunca soube como é! Quem sorri frequentemente pra vida e da menos valor aos aborrecimentos, fica livre disso. Essa é a minha receita!rs

    Obrigada pelo convite a este post e pelo carinho em meu blog, viu?

    Beijo no coraçao, amiga!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dorli!
    Não ponho a causa a felicidade nos anos 60 ou noutras décadas, pessoalmente acho as gerações atuais mas sinceras do que a minha, são mais evoluídos e sabem encarar as dificuldades com outras soluções, sabem o que querem, é só a minha opinião.
    Abraço da geração de 60
    ag

    ResponderExcluir
  16. E será sempre um rascunho o passado...aprendamos então. Hoje os tempos são outros (sempre dizemos isto não é?). Viver o presente será sempre melhor.

    Boa semana
    beijinho

    ResponderExcluir
  17. Que delícia de texto amiga, amei! Realmente naquele tempo era mais gostoso e como era. Meu fardamento por 10 anos foi igualzinho ao que tu descrevesse (risos) e as freiras (eu estudei todos esse 10 anos em colégio de freiras) ficavam no portão nos vigiando, pois tínhamos que usar combinação (lembra?) sem ela voltava pra casa na hora pra colocar, uma vez eu voltei kkkkk. O que temos que fazer é sermos nós mesmo, nos assumir, assumir e aceitar nosso jeito de ser, viver nossa vida no caminho do bem e não dá ouvidos ao que os outros dizem. Quero vê depressão encostar, e além do mais tenho Deus, que me ampara e me guiar e em quem confio. Bjão no coração.

    ResponderExcluir
  18. Que delicioso texto, mergulhei em um mar lindo de lembranças, ao le-lo. Andar de lambreta, de gordine, rsss, era delicioso, como nos divertiamos. Sou dessa mesma geração e a musica escolhida por vc, "Champanhe", é uma das minhas preferidas. Linda pagina a sua. Parabens

    ResponderExcluir
  19. Desde que o Homem no sentido lato da designação, enveredou por uma vida de fachada, não sendo igual a ele próprio, tem dado passos para um abismo cada vez mais perto.
    Fez-se prisioneiro dele mesmo!

    JINHO

    http://diogo-mar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Sim,sim,amiga li a tua postagem. Minha depressão aconteceu por diversos motivos: primeiro a morte dos meus dois avôs no dia dos meus anos,as mulheres deles ainda estão vivas e com boa saúde por enquanto. segundo uma amiga que me abandonou quando o pai dela morreu um ano depois da morte dos meus avôs. terceiro ponto e o mais importante de todos é que o meu primeiro namorado era drogado e punha-me droga na bebida sem eu saber e na primeira vez que iamos fazer amor,ele praticamente me violou. Portanto estás a ver como foram tempos muito complicados. Fugi de casa e andei perdida dois dias,depois uns tios meus encontraram-me e perguntaram-me o motivo de eu ter fugido dos meus pais que tanto gostavam de mim,eu disse que era para fugir do meu namorado,queria que ele pensasse que eu morri. Ele mesmo assim não desistiu de mim e ainda hoje é louco por mim,mas nunca mais tivemos contacto um com o outro desde que apareceu o meu namorado actual. O meu namorado actual fez de tudo para tirar aquele rapaz da minha vida e conseguiu. O unico problema é que de vez em quando o encontramos,pois ele vive na terra dos meus primos. Mas prontos,ele faz de conta que não me vê com receio do meu namorado actual que disse que cometia uma loucura se ele se aproximasse de mim. O meu pai chegou a ameaçar esse rapaz de morte caso ele se aproximasse. Hoje com os meus 27anos sou uma jovem feliz da vida mas na altura em que o meu namorado actual me conheceu eu tomava muitos medicamentos,era demasiado gorda e andava totalmente descontrolada no sono. Graças a deus com o apoio dele e da minha psiquiatra sobrevivi a todos esses pesadelos da minha infancia. Inclusivé,até ajudei o adriano a superar a morte da mãe,pois ele refugiou-se na bebida mas eu ajudei-o a superar isso tal como ele me tinha ajudado quando me conheceu. Portanto posso dizer que não me arrependo de me ter apaixonado novamente quatro anos após ter tido a depressão. Eis aqui a minha historia,se não quiseres aprovar o meu comentario para ninguem se aperceber disto não aproves,eu só escrevi porque tu tens comentarios moderados e talvez não o publiques mas se publicares tambem nao me importo. Hoje em dia já não penso muito naquilo que as outras pessoas pensam de mim. Beijinhos e fica com deus!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Dorli,
    boa tarde,
    infelizmente, o progresso trouxe consigo muitas coisas ruins,
    as pessoas querem ter tudo
    e esse é o principal erro.

    Adorei o texto,
    nos coloca com os pés no chão

    Desejo-lhe uma bela semana

    voce está em festa?
    Eu pensei que era o aniversário de alguém =)

    um beijo e um abraço

    ResponderExcluir
  22. Dorli, esse texto está absolutamente fantástico... amei ler cada frase dele. Sorri, refleti, me fez pensar em uma época boa demais. Estás de parabéns!! Boa semana, beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Mas o mundo mudou e precisamos nos adaptar....
    Infelizmente beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  24. Realmente Tienes Razón.
    La Juventud de los Años 60, 70 y 80 eran más sanas y románticas. Había más inocencia y frescura. Ahora hay más esclavismo y dependencia...más depresiones.
    Estas depresiones pueden desaparacer, simplemente, siendo nosotros mismos y haciendo esfuerzos para salir de esta situació.
    Magnífico Post.
    Abraços e Beijos, Dorli.

    ResponderExcluir
  25. Olá, querida Dorli
    Tirando a questão neuro vegetativa... concordo com vc... No caso citado por mim, a depressão é doença e precisa de tratamento e TODOS estamos sujeitos a ela... independente de plantarmos o bem... é um mistério também no meu ponto de vista... traz humildade pra muitos de nós...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  26. Oi Dorli, que bom vir aqui e ler este seu texto.
    Realmente as pessoas andam cada vez mais depressivas.
    Muitas procuram a felicidade aqui na internet, nas redes sociais da vida e não encontram. Quantos não se isolam com um computador, um iphone, um tablet e esquece que existe um vizinho "bom de papo", que um amigo precisa de uma atenção etc... Outro dia escutei um psicólogo dizer: "Leia bons livros. Ouça boas músicas. Tenha conversa sadias. Mude o pensamento!." E eu se fosse ele continuava "Tenha fé em Deus!" acho que a regra é esta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Dorlizita,

    Tenho 32 anos, e sou um saudosista, de épocas que nem vivi. Sou de 1981, e tudo relacionado aos anos 70, inclusive as músicas, filmes e algumas novelas, me fascinam. Os anos 60, eu já gosto devido ao nascimento de algumas bandas de rock.

    Enfim, o passado para mim, sempre foi mais seguro, acolhedor e inocente que os dias de hoje. Talvez pelo fato de não existir tanta tecnologia, e o calor humano. Com o progresso, aumenta a violência, e novas doenças, inclusive as doenças do espírito, e a depressão é uma delas. Já sofri com depressão,, e te digo que algo bem chato sim. Hoje vivo bem. Acredito que se buscarmos fontes de prazer, seja escrever, treinar numa academia, correr, são ótimos aliados no combate a essa doença silenciosa.

    Dorlizitah, um abração de urso em você, minha vovó linda !

    Fique sempre na paz,
    Você me transmite muita paz e alegria. Para mim, e muitas pessoas. Beijão, Dan.

    http://gagopoetico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Há muito que o mundo anda esquecido, que não se trata do Ter, mas sim do Ser. Um texto muito bom, a convidar à reflexão.

    Deixo um beijo

    Sónia

    ResponderExcluir
  29. Querida Dorli
    Um texto muito bem escrito,cheio de bons conselhos para pessoas de todas as idades.
    Viver nao custa; o que custa e saber viver!
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir