segunda-feira, 22 de abril de 2019

A neblina no alvorecer



fiveprime


O campo no traz uma paz indescritível, acordo respiro o alvorecer no campo. Que delícia! Quando vem com a neblina gelada e, antes de fazer o desjejum bebo das gotículas das plantas que pra mim é meu alimento da alma.
Entro na minha casinha do campo, sento perto do fogão a lenha esperando acabar o choro dos biscoitos de polvilho que mamãe coloca no forno, no bule um café quentinho e o leite fervente que papai bem cedinho ia ordenhar a vaca.
Todo o alimento praticamente é tirado da terra e animais: ovos das galinhas poedeiras, leite, muitas vezes roscas e pão caseiro recheado com linguiças de porco.  (Hum que delícia !). Fazia biscoitos de polvilho. Éramos todos fortes e saudáveis, mas mamãe sempre cuidou bem dos seus filhos, dia de vacinação íamos a cidade e aproveitávamos para comprar fazendas para costurar nossas roupas
Bem, como nem tudo são flores, enquanto mamãe ficava em casa para cuidar dela e fazer o almoço, nós íamos cuidar do sítio: papai  meus irmãos aparavam a terra e nós jovens cuidávamos da horta, dela tirávamos a verduras e legumes e  pegávamos os ovos do galinheiro, levávamos pra mamãe dois frangos e rapidamente chegávamos em casa.
Voltávamos ao pequeno sítio para ajudar nossos irmão no que fosse preciso, dava fome, então, colhíamos goiabas, nossos irmãos subiam no pé de manga e dizia: pega! Cada um de nós ganhávamos uma manga. Lavávamos num riacho de águas cristalinas, fazíamos nosso desjejum e mãos a obra. Chegávamos em casa para o almoço ao meio dia. Ai que fome e aquele cheirinho gostoso de chouriço dava água na boca. Uma das nossas irmã ficava com mamãe para cuidar dos afazeres da casa.
Vocês jovens das cidades não conhecem o prazer que temos de viver no campo: depois do banho de chuveiro que caía dentro de uma banheira, jantávamos aquela sopa de feijão com legumes e macarrão e à noite comíamos pinhão que mamãe deixava cozinhar numa panela de ferro desde o meio dia.
À noite papai pegava seu radinho ficava na varanda da casa tocando moda de viola, como era lindo ouvi-lo tocar e cantar músicas sertanejas.
Aos domingos papai levantava cedinho tratava dos porcos, do galinheiro, molhava a horta e íamos pra cidade de carroça levando muitas coisas para vender nas vendas da cidade, levávamos também: ovos, franguinhos já limpos, legumes e frutas e lá almoçávamos e jantávamos.
À noite íamos todos a missa depois passear no jardim onde encontrávamos o amor das nossas vidas, casávamos, morávamos todos nesse lindo sítio e as crianças iam nascendo com saúde.
As crianças iam na época certa tomar as vacinas necessária e aproveitávamos para chupar picolé e comprar algumas "fazendas" para vovó costura para toda a família.
As crianças iam à escola na fazenda até o 3º ano e no quarto, vovó as levavam de carroça até a escola.
Nos formamos uma médica, um farmacêutico e três professoras primárias e, quando formadas tinha prioridade de escolher a fazenda mais perto para lecionar.
Belo tempo que não olvido jamais, onde o homem era honesto e ninguém roubava nenhuma galinha dos sítios e fazendas.

13 comentários:

  1. Muito lindo,Dorli. Aqui temos a neblina frequentemente e até atrapalha,rs...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Tempos bons em que buscamos resgatar nossas vivências e aprendizados...
    Fico pensando na grandeza da vida em seus ricos aprendizados...
    Para você o meu carinho, admiração e amizade!
    Beijos Dorli!

    ResponderExcluir
  3. Outros tempos...
    bem bonitos....
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Recordas um tempo verdadeiramente maravilhoso. Gostei muito de ler.
    Um abraço.
    Élys,

    ResponderExcluir
  5. Linda História de vida querida amiga Dorli, bela inspiração!
    Amei ler, como sempre!
    Espero que esteja bem melhor, que tudo esteja bem!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  6. Gostei li com prazer
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Granja do Têdo

    ResponderExcluir
  7. Bravissimo Dorli.
    Uma leitura tranquila.
    Desejo a você um dia
    ameno .
    Desejo de verdade.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  8. Recordações de um tempo em que basta ter amor...
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
  9. Olá Dorli querida,

    Adorei a postagem, a simplicidade me encanta.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  10. Como diz "recordar é viver" e faz um bem pra gente!
    Uma leitura deliciosa!

    Beijos.

    Deliciosa Ilusão

    ResponderExcluir