quarta-feira, 10 de abril de 2013

A vida é como um trem em movimento


Maria Fumaça

Nossa vida é como um trem em movimento
Entramos nele quando somos bebês
Ao chegarmos à primeira estação
Já somos lindos jovens rebeldes

No caminho até a segunda estação
Muitas mudanças nos acontecem
Conhecemos o amor e as desilusões
Mas temos que continuar até chegarmos
A terceira estação

Nessa estação já estamos mais maduros
Trabalhando muito conseguimos nos casar
Com uma bela mulher ao nossos olhos
E os filhos vão nascendo

Com esses fedelhos temos que chegar
Até a quarta estação e, já crescidos
Nos abandonam na última estação
Que solidão!

É o fim da linha o trem está velho
Não consegue mais o seu movimento
Pra chegar novamente
A primeira estação

11 comentários:

  1. Bom dia minha querida !
    Mais um poema retratando sua veia poética,a suavidade das letras encanta sempre quem ler...
    bjs de bom dia !!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lá vai o comboio,
    Pela linha a apitar
    Leva a Maria e o António
    A caminho do Luso,
    Quando lá irá chegar
    Sem apitar, ficou mudo
    Por causa da guerra
    Em Angola
    Entre Luso e Benguela
    Pela linha já apita agora!

    Gostei da tua comparação
    É verdade, assim acontece
    Se nasce ao chegar à estação
    E pela vida fora se cresce.

    De comboio ou de carro
    De bicicleta, ou de avião
    Ou à sombra de um chaparro
    Sempre com o amor no coração!

    De sapatos ou descalço
    Dar um pontapé num torrão
    Acontecimento esporádico
    A caminho da estação!

    Boa quarta-feira para você,
    amiga Dorli, Lua Singular.
    Um beijo, Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Tempos atrás li um livro cuja autoria não lembro bem ( Clarice Lispector ou Cecília Meirelles) que falava sobre uma viagem de trem na qual vamos "perdendo" passageiros ao longo do percurso. Lindos versos, só tenho dúvida quanto ao voltarmos ao início. Será?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  4. Oi Sonia!
    O que eu quis dizer com essa poesia é que caminhamos pela vida, depois nos casamos, cuidamos dos nossos filhos e no final ficamos velhos, muitos são abandonados a própria sorte, e a vida não tem retrocesso.
    Para mim, como anda a humanidade com tanta fúria de poder, muitos filhos esquecem de suas raízes, o que me consola e que eles também irão viajar nesse trem imaginário.
    Espero ter-me feito entendida
    Obrigada pela visita
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendido, sim. Eu interpretei como se fosse uma reencarnação. Erro meu.De qualquer forma são belos versos! Abraço!
      Sonia

      Excluir
  5. Quanta verdade em seu poetar querida Dorli, sempre verdadeira e maravilhosa com as palavras, adorei amiga querida, bjs

    ResponderExcluir
  6. Dorli, Querida

    De velho não digo; de antigo, talvêz.
    Na verdade vamos passando as estações sem nos apercebermos que fechamos o arco da Vida.
    Fomos Bebés até idosos e só precisamos que nos tratem como se tratam os Bebés; não como coisa velha sem préstimo.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  7. Que bela analogia, bela e perfeita, Dorli!
    Já passei por quase todas as estações e espero não ser abandonada, destino das velhas locomotivas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Uma perfeita analogia. Quando eu chegar na última estação espero sofrer esta desilusão que você retratou com tanta segurança e conhecimento.

    ResponderExcluir
  9. Con Maestría y sabiduría has descrito a la perfección las estaciones de nuestra vida. Metáforas y símiles llenos de certeza y realidad, contenidos en esta magnífica Poesía.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  10. Querida Dorli, respondi seu email.
    Nossa, acho que preciso ser internada e urgente!

    Eu tenho tambem a impressao de que a vida vai seguindo, parando, continuando, como um trem em movimento, pessoas que entram, que saem, as estações como estapas da vida. Hoje estou numa estação escondida, silenciosa, chove..., mas daqui mais um pouco vou para a proxima.

    Um beijo

    ResponderExcluir