segunda-feira, 27 de maio de 2013

Meu país ( reedição )



O Brasil é por natureza lindo em algumas regiões. Ele ocupa a 6ª maior economia mundial, mesmo sabendo que é um dos países que possui mais água doce do mundo, a sua distribuição não é uma boa equação.
No Nordeste, há a seca que judia, mata o gado, as plantações e as ilusões dos pobres sertanejos e, não tendo outra alternativa, migram com suas famílias rumo a outros Estados, sendo o mais procurado o Estado de São Paulo.
Chegando na capital do Estado ficam maravilhados com a cidade grande e, têm a esperança de uma vida melhor e um bom emprego. Quantas ilusões de prosperidade. Decepcionam, pois com pouco estudo e, não tendo onde morar e nem emprego vão morar debaixo dos viadutos, deixando suas famílias à mercê dos bandidos que os oferecem a melhor faculdade, onde não precisa fazer cursinho, nem vestibular para entrar nela: É a Faculdade do Crime. Não é todo sertanejo que se submete a tais propostas e, muitos vão comer restos no lixão, vender sucatas para conseguirem voltar pro sertão.
Muitos migrantes vêm para as cidades do interior para o corte de cana, que está cada dia mais escasso, pois as máquinas tomaram os seus lugares; sobrecarregando os municípios dormitórios, vivendo em cortiços amontoados e fétidos, dando gastos extras para a municipalização como: saúde, moradia, alimentação e educação e, nessas cidades o número de criminalidade aumenta em grandes proporções. Existem pessoas de boas e más índoles em qualquer lugar.
O Rio Tietê atravessa o Estado de São Paulo. Há uns quarenta anos era navegável, suas águas eram límpidas e cristalinas: dava-se para nadar e pescar.
Em se tratando da capital, o Rio Tietê recebe toda a podridão das indústrias e o descaso de seus habitantes que jogam entulhos nele.
Quando se chega  à bela metrópole, passando quase que obrigatoriamente pelo Rio Tietê, sentimos um fedor podre que nos enoja  também nos envergonham pela sujeira, a beleza da capital.
Que país é esse que está se igualando aos melhores do mundo nessa lerdeza de concretização de projetos essenciais e, olhe que pagamos os maiores impostos.
O governo já recebeu projetos para a despoluição do Rio Tietê que ficaram guardados nas gavetas e, com certeza, já estão amarelados pelo tempo.
O Brasil deveria copiar sem desdém o exemplo de despoluição do Rio Tâmisa, na Inglaterra, onde hoje os peixes nadam, retirando o oxigênio de suas águas despoluídas, além da beleza dos passeios à barco enchendo o coração dos apaixonados de mais amor.
Por que no Rio Tietê não se pode fazer nada? Nem para os pobres sertanejos? Aonde foi parar a vontade política do  Brasil, lindo por suas belas paisagens?
Portanto, meus leitores, apesar de tantos problemas que temos, aqui ainda é o melhor país do mundo para se viver.



Dorli Silva Ramos

15 comentários:

  1. Existem bolsões de miséria em todas as regiões brasileiras contrastando com lugares onde a distribuyição de renda se dá de forma um ppouco mais equânime. Aguardar que esta situação melhore ainda é uma mera utopia, infelizmente!
    Abraço, Dorli! Uma bela reflexão!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Otimo post Dorli, eu acredito que nosso país possui mais coisas boas do que ruins, mais coisas belas do que feias, e tenho muito orgulho de ser brasileira.
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
  3. Nós temos o dever de amar o País em que nascemos,honrar a nossa Bandeira,apesar de tantos acontecimentos desagradáveis,vivemos em um País maravilhoso e eu me orgulho de ser brasileira.

    Bjs amiga Dorli!Lindo texto,para muita reflexão!!

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O Brasil é lindo, maravilhoso, mas pode ser muito melhor, no dia em que o povo tomar vergonha na cara e escolher com mais consciência seus representantes. Hoje, os político estão pensando apenas no seu próprio bem-estar e o povo... o povo que de dane. Linda postagem, bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Dorli, muito boa reflexão sobre o nosso País, que é tão maravilhoso, e tão pouco amado pelos políticos corruptos,
    que se tivessem mais caráter e respeito, o nosso País não estaria passando por tantas carências!
    Muito boa postagem amiga!
    Beijos e ótima semana!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  6. Los Políticos que siempre hacen promesas y nunca cumplen lo prometido. Debemos imponerles ciertas urgencias como esta del Río Tietê para que vuelva a tener ese esplendor de antaño. Tenemos que deirles que arreglen ese País, cuyos habitantes les han votado, para hacer un Brasil más estable y mejor...Sin duda alguna Brasil es un País bellísimo.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ola Dorli, que tal bom dia! Brasil e um povo divino de gente extraordinaria, simpatica e gentil, tem tudo de bom!
    Abracos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Dorli tudo bem, interessante seu texto, você fala do Brasil e de nossas riquezas, relata também a ilusão dos sertanejos que migram para Grande Metrópole São Paulo, em busca de uma vida melhor, e eles acabam se decepcionando, que é uma realidade cruel e verdadeira. Mas nosso país poderia ser bem melhor, se não fossem estes governantes corruptos. O Brasil é nosso, é um país lindo e maravilhoso, dizem ser até o celeiro do mundo,o melhor lugar para se viver, mas veja as dificuldades que muitos passam por conta deste governo petralha.
    Abraço e uma ótima semana!
    Clarice
    obs:- estou levando seu link-me para minha sala dos awards amigos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Dorli!
    Amei seu texto, pois mostra a realidade do nosso país,mas "apesar de tantos problemas que temos, aqui ainda é o melhor país do mundo para se viver."

    Agradeço pela visita e carinho.Beijos e feliz semana.
    Soninha.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Dorli, boa noite!
    Vc traçou um ótimo panorama da realidade brasileira. Com a carga tributária que temos, muitos desses problemas já deveria ter sido solucionados. Mas com a política eleitoreira e com a corrupção que temos, fica muito difícil avançar. Bjs, obrigada pela visita e comentário!
    Isabel

    ResponderExcluir
  11. Dorli, sou obrigada a descordar de ti, saiba que mesmo tendo consciência que não somos privilegiados, devido o nosso clima que não é favorável, devido as constantes falta de chuvas e políticos sem caráter, que bem sabemos que isso é privilegio nacional e etc e tal.
    Mas hoje bem menos sertanejo migram para outros Estados.
    Essa sua expressão"ficam maravilhados" passa a impressão de que os nordestino somos bobos e burros.

    Acredito que mesmo quando alguém tenta defender o nosso povo, é tbm acreditando que aqui ´vivemos todo mundo em miséria total.
    Coisa que não é verdade.
    Tbm se acredita que todo marginal, é pobre preto ou nordestino que sem opção virou bandido.

    Eu particularmente não gosto quando alguém sita os nordestino em textos relacionados a pobreza extrema. A desigualdade social existe em todo lugar, e quanto mais somos sitados e tratados como "os coitadinho nordestinos"mas o preconceito se alastra na mente das pessoas.

    Te desejo uma boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida!
      Quando digo nordestinos não estou falando de todo o nordeste e sim do SERTÃO NORDESTINO, é nele que eles sofrem. Eu adoraria morar no nordeste onde o progresso chegou.
      E outra coisa: EU ADORO OS NORDESTINOS E AQUI NA MINHA CIDADE TEM MUITOS QUE VÊM TODOS OS ANOS PARA A SAFRA DA CANA DE AÇÚCAR.
      Foi só você que entendeu errado...
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  12. O que vejo é um povo passivo diante dos descasos e das roubalheiras dos políticos que só prometem, quando em campanha política, mas nada fazem pelo Brasil quando estão no poder e querem apenas encher suas burrinhas. Enquanto isso, é fome, é miséria, seca, falta de segurança, professores mau remunerados, desemprego e a bandidagem cada dia crescendo e o cidadão brasileiro, que paga seus impostos a mercês da violência... Acorda meu povo. Desculpe se falei demais, é que revolta. Vim atraves do blog de minha amiga Nádia Santos, nos conhecemos em São Luis e vou ficando, gostei daqui. Um abraço do Renato.

    ResponderExcluir
  13. Dorli,

    Realmente o Brasil é um país maravilhoso. Esse calor humano do povo, só existe na Pátria Amada.
    Amo meu país e todas os estados existentes nele. Acho que o nosso povo merece mais cuidado e respeito.
    De longe, eu vejo ainda melhor como o Brasil poderia ser uma das maiores potências do mundo.
    Sinto saudade sim. Mas, só vou ao Brasil pra matar a saudade da família e amigos. Pra morar, só se for da vontade de Deus.
    Obrigada pelo seu carinho de sempre.
    Lindo dia! Beijos

    ResponderExcluir
  14. Dorli, Querida

    O Amor pela Terra faz com que descrevas o que de GRANDE é o Teu Brasil.
    Só amando a nossa Terra podemos sentir que fazemos parte dela.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir