quarta-feira, 29 de maio de 2013

Rascunho de vida ( ficção )



 Fiz da vida um rascunho, aos poucos fui riscando no papel todos os meus anseios, meus namorados, os bailes ao som de músicas românticas, as paqueras com os músicos e a pausa para beber a cuba libre no bar do clube e retocar minha maquiagem no banheiro próximo. De repente a música começa, saio sorrateiramente do banheiro sem olhar para ninguém, sabia que era a jovem mais linda do baile.
Ao chegar ao salão, os jovens se aninhavam para dançar comigo e eu com desdém apontava o pretendido para dançar. Na quarta parada, ao sair do banheiro vi um jovem moreno escuro, com os olhos azulados, passei perto dele, ele me agarrou pela cintura e rodopiou o resto do baile. Sentia aquele perfume másculo e ficava louca de tesão.
Continuei o meu rascunho:
Cinco anos se passaram e não vivi o que rascunhei.Perdi a minha juventude....
Já meio balzaquiana continuei indo a bailes, mas parecia nada tinha o mesmo sabor: por mim passavam jovens lindas e eu sempre era a última a ser convidada a dançar. A música parava e eu ficava com minha cuba libre de um lado para o outro e, nada acontecia: estava envelhecendo, voltava do baile e chorava.
Continuei o meu rascunho:
Casei-me com um solteirão, vizinho meu, mas não podia ter filhos, pois com meus quarenta anos seria difícil a gravidez e não tinha idade para criar os meus filhos.E a vida foi passando depressa, meu marido morreu, fiquei só naquele casarão.Quem passasse por lá ouvia algumas notas musicais que tirava do piano.
O tempo passou e sentada numa cadeira de balanço na varanda da minha casa, peguei o rascunho da minha vida, li e reli várias vezes. Só houve um problema: a vida nunca saiu do rascunho daqueles papéis, eu nunca a vivi.


Dorli da Silva Ramos

19 comentários:

  1. Olá Dorli! A vida também faz rascunho com a gente e, mesmo percebendo que vivemos mais de sonhos do que da realidade, no balanço final, saberemos que vivemos exatamente aquilo que quisemos viver. Sacuda suas memórias e verá que foi mais feliz do que triste, então saberá que os sabores e aromas foram experimentados, que alguns lugares possuem suas marcas, que algumas pessoas aprenderam com você e que sua estada não foi em vão.
    Um grande abraço e tenha bons dias!

    ResponderExcluir
  2. Lindo seu texto, triste, mas profundo, a vida em determinados aspectos é assim mesmo.
    Um grande abraço querida amiga Dorli.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom dia Dorli, que lindo e nostálgico conto você descreveu, é o que realmente algumas de nós já vivemos. Mas vou lhe dizer uma coisa que aprendi no decorrer dos anos: enquanto houver um sonho, um coração pulsando, nunca é tarde para vivenciar um desejo, afinal o coração não envelhece jamais!!!
    Beijos na alma e no coração!
    Clarice

    ResponderExcluir
  4. Rascunhos da vida que não foram vividos,são muito tristes!A nossa felicidade é deixarmos escritos,tudo que vivemos com intensidade.

    bjs amiga Dorli
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Existem realmente muitos rascunhas ainda em vida por aí. É muito legal ler contos que nos remete a rever os nossos rascunhos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Rascunho de vida, animação
    Pensando no amor
    Esquecendo a aflição
    Fui ao jardim colher uma flor

    A pensar na felicidade
    Dei um pontapé na tristeza
    Encontrei a liberdade
    Cai nos nos braços da beleza.

    Vi a lua, na noite escura
    De manhã, o sol a brilhar
    Numa viagem de aventura
    Encontrei a Lua Singular!

    Obrigado pela visita
    Boa quarta-feira,
    Voltarei para beber a cuba libre!
    Até um beijo
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  7. Oi Dorli que lindo conto... e muito verdadeiro!
    Quantos rascunhos estão por ai heim?
    Beijos, bom feriado!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  8. Que lindo...
    Nunca podemos deixar de viver... Mas nunca é tarde para se começar a fazer isso ;)
    Adorei o texto...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. EXCELENTE!!! MUY CREATIVO Y REFLEXIVO TEMA.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  10. Es verdad; a veces recordamos nuestro peregrinar por la vida y observamos la cantidad de cosas que no hemos hecho o que podían haber sido de otra forma...Precioso y Realista Post, a veces desolador y Triste...Siempre nos queda seguir y cambiar el rumbo de nuestra Vida.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  11. Escrevemos muitos rascunhos ao longo da vida, mas nem todos são publicados na realidade, então só resta-nos rasga-los, e seguir escrevendo outros ... assim é a vida. Adorei, bjus querida.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
  12. Quanta emoção seu blog me passou. Amo ler e viajar nas palavras. Você consegue isto e é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Dorli!
    Um lindo conto, mas triste pela vida que não foi vivida e que ficou em pedaços de papéis, feito rascunho.

    Um grande abraço, amada!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante a sua historia, Dorli!
    Por nunca passarmos a limpo, a vida sempre nos parece feita de rascunhos.Alguns vividos, outros nao. Importante é ser feliz!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Boa noite, Dorli! A vida é assim mesmo... o tempo passa muito rapidamente e, quando vemos, estamos lendo o rascunho que ela escreveu. Bom é quando temos boas histórias pra ler e muitas outras ainda para escrever!
    Bjs, obrigada pela visita e comentário! Te desejo um ótimo feriado!
    Isabel

    ResponderExcluir
  16. Oi Dorli! Eu entendi que era um conto mesmo. Minhas palavras podem parecer direcionadas a você, mas estava apenas comentando e me dirigindo à personagem, incrementando a ficção. Um abraço!

    ResponderExcluir

  17. Boa noite minha querida !
    Um grande conto expresso num pequeno texto do qual estamos a refletir a história da nossa vida ainda é um rascunho... sem metodologia e referencial teórico e, para que não fique só no rascunho e sim chegue na arte final,temos sim que fazer esse tempo valer à pena, pois um dia vamos lembrar do passado e sorri sobre esse dia em qual se viveu.
    bjs de boa noite !

    ResponderExcluir
  18. Dorli,

    Como gostaria que minha vida fosse um rascunho. Iria passar tudo à limpo. Rs
    Um lindo feriado pra você! Beijos

    ResponderExcluir
  19. Querida Amiga

    Não somos mais que um simples rascunho. No fim, a Vida toma a iniciativa de nos "criar" o Documento final. Está escrito no vento!...
    Belo.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir